Proposta do Yoga


Estresse e a proposta do Yoga

Na vida moderna estamos sempre enfrentando situações de estresse. Na verdade, o estresse é uma parte essencial da espécie, pois, em níveis considerados normais, proporciona vitalidade, energia, progresso e preserva a vida humana. Qualquer situação de tensão aguda ou crônica que produz uma mudança no comportamento físico e no estado emocional do indivíduo é, na verdade, uma resposta de adaptação psicofisiológia que pode ser negativa ou positiva ao organismo. Por outro lado, estresse em excesso, acarretará uma série de problemas que comprometem nossa saúde como um todo.

O pesquisador mais conhecido na descoberta do estresse foi o médico endocrinologista Hans Selye, que, em 1956, no livro The Stress of Life, descreveu de maneira clara como o estresse ataca o organismo através de um mecanismo que ele chamava de “sindrome de adaptação”, ou seja, reação do fator estressante.
 
Aurélio conceitua como "conjunto de reações do organismo a agressões de origens diversas, capazes de perturbar-lhe o equilíbrio interno". Quando dizemos que estamos estressados, queremos dizer que estamos sobrecarregados, pressionados, irritados, desconfortáveis e inquietos.

Assim, o estresse pode ser interpretado como tensão ou pressão (pressure), ou ainda, efeito ou ação de força exercida dentro ou sobre um corpo ou coisa, capaz de produzir um grande número de alterações psicofisiológicas ou psicopatológicas. Sob este aspecto, os sinais e sintomas no corpo físico são resultados dessa força ou tensão.

Considera-se estressante uma situação na qual um estímulo é ameaçador para a vida ou para a conjuntura atual da pessoa, impulsionando-a a lutar ou fugir. Esse estímulo pode ser exógeno (externo), como fatores ambientais, condições e situações do cotidiano, ou endógeno (interno), como medo, angústia, ansiedade, incapacidade de adaptação às situações, doenças, insegurança. Esse conjunto de fatores requer uma resposta de adaptação do organismo, produzida a partir dos próprios padrões de respostas comportamentais e orgânicas características, em função da ação estereotipada do sistema endócrino. Essa resposta fisiológica, que pode ser negativa ou positiva, motivada durante tal confronto de “luta” ou “fuga”, gera a liberação de adrenalina, cortisol, ACTH, retenção de líquidos e tensão muscular.

Aqui, pois começam os problemas bem familiares à nossa vida moderna, tais como: dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares, fibromialgias, gastrites, insônia, hipertensão, distúrbios emocionais e tantos outros sintomas psicosomáticos. Tudo isso porque, nosso corpo guarda emoções, lembranças, sentimentos, nossa história. "Guardamos tudo isso nos músculos, das distensões, nas fraquezas, nas dores nas costas, no pescoço, nas pernas e no rosto." (A. Lowen). Sem contar que, ocasionalmente, algumas reações, como comportamento auto-destrutivo, consumo de drogas, agressividade e hostilidade, podem ser originadas de situações de pressão sobre as quais o indivíduo não teve controle.

Como se vê, as questões de saúde são temas complexos e suas causas e soluções precisam ser enfocadas sob diversos ângulos. É reconhecida e exaltada a eficácia da medicina alopática, mas sabe-se que ela poucas vezes atinge a causa das patologias. É necessário retomar o funcionamento da estrutura músculo-esquelética, alinhar o corpo e unir a dimensão física à psíquica.

Ao longo de décadas, o Yoga foi ganhando espaço como técnica eficaz na liberação do estresse e vem sendo recomendado por médicos ao redor do mundo para aliviar problemas coronários, respiratórios, psicológicos, hormonais e os referentes à regeneração e ao fortalecimento muscular. As posturas do Yoga melhoram consideravelmente todas as partes do corpo ao aumentar o fluxo sangüíneo a todas as áreas, mantendo a saúde e a vitalidade, mesmo em idade avançada. Reunindo os ásanas, aos exercícios respiratórios e às técnicas de meditação, o Yoga proporciona um tratamento holístico, desde as disfunções físicas até as aflições emocionais. Afinal, o ser humano é um sistema corpo-mente-espírito, que só funciona bem em estado de equilíbrio.

Renilson Durães – Professor de Yoga e Terapeuta Corporal